24.9 C
Guarapari
quinta-feira, novembro 30, 2023

Jovem de 21 anos é assassinada em casa em GO

Uma jovem de 21 anos foi assassinada dentro da própria residência em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. O corpo da vítima, identificada como Janayna Amanda, foi localizado na última segunda-feira (15).

Janayna vivia com o companheiro há três meses no bairro Mansões Bittencourt. Segundo informações do portal R7, o corpo da jovem tinha marcas de esfaqueamento.

O marido da vítima é o principal suspeito do crime. Os relatos são de que ele teria, inclusive, ligado para a família e confessado o assassinato. O rapaz escapou do local e continua foragido.

O último contato de Janayna com a família aconteceu no domingo (14), no fim da tarde. A vítima e o suspeito teriam discutido na casa da mãe da jovem dias antes do assassinato.

“Desde sempre [o relacionamento] foi conturbado. Ela que não deixava a gente perceber”, relatou ao R7 a irmã de Janayna, Ana Mayra.

A polícia, agora, trabalha para a localização do companheiro da vítima e segue na investigação do caso.

O que é feminicídio?

Segundo o Código Penal Brasileiro, o feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher pelo fato de ela ser uma figura feminina, ou nos casos de violência doméstica. Fatores como misoginia, menosprezo pela condição feminina, discriminação de gênero e violência sexual são os principais indícios do crime.

A lei do feminicídio (lei 13.104/15) não enquadra, porém, o crime a qualquer assassinato de mulheres.

Variações do feminicídio

Violência doméstica ou familiar: A lei se enquadra nos casos em que o criminoso é uma pessoa da própria família ou já manteve uma relação com a vítima. Esta é a variação mais comum no Brasil.

Menosprezo ou discriminação contra a mulher: A lei também pode ser aplicada quando o assassinato é resultante do preconceito de gênero, que pode ser manifestado pela objetificação feminina e pela misoginia.

Pena prevista para o crime

Vale ressaltar, ainda que o feminicídio é visto pelo Código Penal como uma forma qualificada de homicídio. Sendo assim, a pessoa que cometer o crime está sujeita a pegar de 12 a 30 anos de reclusão.

Foto: Reprodução/Instagram

Com informações do Yahoo

PUBLICIDADE 1

PUBLICIDADE 2

PUBLICIDADE 3