26.1 C
Guarapari
segunda-feira, dezembro 11, 2023

Pela 1ª vez desde o começo da pandemia, SP não registra nenhuma morte

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o estado de São Paulo registrou zero morte por Covid-19 em 24 horas. O número foi alcançado nesta segunda-feira (8), segundo informações do governo à coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram 359 casos registrados em todo o território paulista no dia.

O próprio governo alertou que os dados nas segundas-feiras se mostraram costumeiramente mais baixos do que o restante da semana, uma vez que os municípios registram as mortes no sistema Sivep-gripe aos domingos.

Mesmo assim, a marca desta segunda é considerada uma vitória na luta para controlar a pandemia. Isso porque desde março do ano passado, quando o primeiro óbito foi registrado em São Paulo, o estado não havia passado um dia sem nenhuma morte.

Estado também registrou queda na ocupação de leitos de UTI (Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images)

A tendência de baixa no número de óbitos é seguida pela capital, que na última quinta-feira (4) registrou apenas uma morte pelo coronavírus. Com isso, a média móvel na ocasião caiu para apenas 3,86.

“É um fato fantástico que mostra o controle da pandemia e a eficácia da vacina”, declarou, na época, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, ao jornal O Estado de S. Paulo. “Chegamos a ter a média móvel de 247 óbitos e uma ocupação de 95% dos leitos.”

Ocupação das UTIs

A queda no número de mortes e casos resultou em um número bem menor também de leitos ocupados em UTIs pelo estado. Nesta segunda, a taxa de ocupação registrada em São Paulo foi de 24,5%.

No total, o estado de São Paulo já registrou 4.413.241 casos de Covid-19. Foram 152.527 mortes em território paulista.

Fonte: Yahoo

PUBLICIDADE 1

PUBLICIDADE 2

PUBLICIDADE 3