22.7 C
Guarapari
sábado, dezembro 2, 2023

Um paciente em Guarapari foi confirmado com a varíola dos macacos

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), instituiu protocolo de atendimento para os casos suspeitos de monkeypox, doença mais conhecida como varíola dos macacos. Desde os primeiros registros da doença no Estado, a Semsa iniciou a orientação aos profissionais e reforçou o monitoramento dos pacientes com suspeita. Até o momento o município já notificou sete casos, seis suspeitos e um confirmado.

A Monkeypox(MKPV), é uma doença viral. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados.

Os sintomas mais comuns são lesões pele, febre, dor de cabeça, coceira (nem sempre presente), linfadenopatia (“línguas”).sudorese/calafrios, dores no corpo, dor de garganta, astenia(fadiga), entre outros.

A Semsa alerta que é imprescindível que, caso surjam sintomas, o paciente procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima, para a avaliação do caso, acompanhamento adequado e a realização dos exames necessários

PUBLICIDADE 1

PUBLICIDADE 2

PUBLICIDADE 3